18 de Julho, 2022 Daniel Jesus

PrestaShop – A loja online perfeita

O software de e-commerce PrestaShop é desenvolvido na europa e a Dotec adopta este sistema de lojas online para qualquer tipo ou tamanho de empresa.

PrestaShop Backoffice

O PrestaShop é um sistema de e-commerce Open Source, ou seja, de código aberto, criado em França em 2007 (17 anos). Na altura em que começou a ser desenvolvido, tinha por objectivo criar um sistema mais simples e intuitivo que os sistemas semelhantes que existiam na altura (OsCommerce, Magento, CreLoaded, ZenCart, etc…). Na realidade, conseguiram!

O PrestaShop enquanto sistema começou a ser bastante utilizado em Portugal e no mundo, hoje conta com mais de 300 000 lojas ativas baseadas neste sistema. Em Portugal, a Dotec foi pioneira no desenvolvimento de módulos para PrestaShop tendo criado o primeiro módulo IfthenPay para a plataforma bem como o primeiro módulo CTT para Prestashop.

Durante o percurso de 17 anos, várias foram as alterações ao core plataforma. Até à sua versão 1.6.1.24, o sistema utilizava um core personalizado e desenvolvido pela equipa da empresa. A partir da sua versão 1.7 adoptou o framework Symfony como core do sistema. Hoje é um sistema de loja online maduro, expansível e bastante económico, comparando com outros players do mercado.

O sistema em si é desenvolvido em PHP e MySQL, o que permite edição e personalização da loja à medida do cliente. O sistema de loja online PrestaShop dispõe de módulos, templates e extensões que permitem moldar a loja e criá-la de uma forma simples e intuitiva, recorrendo a um marketplace de conteúdos desenvolvidos pelos programadores Prestashop parceiros bem como pela própria equipa da plataforma de e-commerce.

Além das características já mencionadas, existe todo um conjunto de tecnologias que os criadores da plataforma tiveram em mente como o sistema de cache, performance, SEO e multi-língua nativo.

//

Porquê Prestashop,
para criar loja online?

Existem várias vantagens para criar loja online Prestashop, nós revelamos!

Enquanto sistemas de loja online, o Prestashop é versátil, leve e muito optimizado. O backoffice é agradável e tem todas as funcionalidades que uma loja online deve ter para que consiga atingir objetivos de venda direta ou indireta.

//

Quanto custa,
uma loja online Prestashop?

O custo de desenvolvimento de uma loja ou, como qualquer outro software, varia sempre da estratégia adoptada aquando a contratação do serviço, no entanto, veja as dicas.

Os recursos necessários para a criação de uma loja online PrestaShop vai sempre depender do tamanho do projeto. Quanto mais elaborado, personalizado e/ou optimizado, maior o custo necessário para dar vida à sua loja online. No entanto, lojas de pequeno porte, com alguma personalização e num servidor barato, vai custar muito pouco. Mas lembre-se que à medida que a sua loja cresce, a exigência de optimização cresce e, por isso, o Prestashop pode não ser uma solução para qualquer loja online.

//

Como é feita a gestão
numa loja online Prestashop?

A gestão de produtos, categorias, clientes e faturação é um ponto chave na escolha do PrestaShop.

O sistema de e-commerce Prestashop permite uma gestão eficaz de clientes, catálogo, vendas, envios e permissões.

Nestes pontos, de gestão de e-commerce, é um dos mais avançados da sua categoria. Até à versão imediatamente anterior à 1.7, ou seja, todas as versões 1.6.x da plataforma, possuíam a gestão de warehouse. A gestão de warehouse permitia que um produto pudesse estar em mais que uma localização física e permitia ao sistema, por exemplo, dividir encomendas em múltiplos envios com base na disponibilidade de produtos entre warehouse.

Esta gestão foi descontinuada ao nível do core, no entanto, existem módulos que aproveitam o facto do Prestashop ainda incluir as características da warehouse no core, e assim, é possível a gestão de warehouse de uma forma gráfica.

Ainda que sem local para gerir warehouse, o Prestashop mantém na API a funcionalidade de criação, edição e eliminação de stock por posições ou localização física.

O Prestashop não emite faturas, emite notas de encomenda. O sistema de e-commerce não emite faturas legais, uma vez que não é um software de faturação, mas uma vez que possui uma API poderosa, já existem módulos que integram com sistemas de faturação certificados, como é o caso da Moloni.

//

Que pagamentos integram,
numa loja online Prestashop?

Uma vez que o sistema de e-commerce PrestaShop é um dos mais utilizados, os melhores pagamentos do mundo integram na perfeição!

Sendo o PrestaShop um software de e-commerce global, a maioria dos métodos de pagamento integram perfeitamente na plataforma. Os métodos de pagamento mais utilizados em Portugal são o Multibanco, MBWay, PayPal, Klarna, Contra-reembolso e Cartão de crédito.

Dentro das opções de pagamento, a Dotec integra com qualquer solução de pagamento desde que tenha API ou forma de gerar programaticamente a devida referência.

No caso dos pagamentos por multibanco e MBWay para lojas online, recomendamos a utilização de contrato com a IfthenPay, já que pela experiência que temos é a que integra melhor com lojas online Prestashop.

Dentro das soluções de pagamento por cartão de crédito, a nossa recomendação segue por Stripe ou Adyen. Entre os dois, sugerimos o Stripe que integra de uma maneira e simples de integrar.

//

Cálculo de portes
numa loja online Prestashop?

O cálculo de portes funciona sempre, desde que tenha uma configuração bem feita e, no caso de portes a peso, que os pesos dos produtos estejam certos.

O Prestashop surge na tentativa de melhorar em muito o panorama de e-commerce Open Source (código aberto) disponível na altura.

Assim, a maioria das transportadoras viram uma oportunidade de aumentarem as suas próprias vendas se conseguissem integrar, de forma automática, as suas plataformas de logística às lojas Prestashop.

Hoje, temos disponíveis vários módulos que integram diretamente as lojas e-commerce às transportadoras, como por exemplo: CTT, DHL, GLS, Nacex, UPS, e possivelmente outros.

Em Portugal, a integração com Nacex, GLS, DHL ou UPS funciona de forma agradável, no entanto, o módulo dos CTT causa alguns problemas, principalmente a quem já integrou o Shiptimize anteriormente, ou vice-versa.

Em termos de contabilidade de preços de portes, o Prestashop funciona com zonas de transporte, países, regiões e faixas de peso ou preço. Esta versatilidade de cálculo, permite que o valor de portes seja preciso e assim, permita ao cliente pagar o preço justo do envio.

A gestão de Portes Grátis também é bem linear. É possível definir os portes grátis por região/peso ou região/valor. Além destas definições, podemos ainda definir portes grátis por transportadora e valor de carrinho.

//

Opinião Dotec
sobre Prestashop

Afinal, o Prestashop é a solução ideal para si?

O Prestashop é uma das plataformas mais recomendadas por nós, no entanto, poderá não se aplicar ao seu projeto.

Existem vários fatores a ter em conta quando decidir pela plataforma certa para a sua nova loja online. Por plataforma certa, digo que, para determinado tipo de produtos, poderão existir sistemas melhores para usar como plataforma de gestão de e-commerce.

Outro fator são as integrações externas que pretende fazer. Neste ponto, o Prestashop é extraordinário, já que oferece uma API interna que permite comunicar com sistemas externos, quer Software de Faturação Certificado, Sistemas de Logística, Gestão externa de Stocks, etc…

//

Vamos falar sobre
o seu projeto?

Estamos entusiasmados por ouvir a sua ideia fantástica para um novo e-commerce em Portugal, a Dotec é o parceiro certo!

    , , ,

    Daniel Jesus

    CEO - Dotec ÖU

    // Full Stack Developer
    // CyberSec Master Engineer
    // Cloud Architect and Manager
    // System Administration Engineer
    // E-Commerce Management

    Soluções.
    Personalizadas.
    Vamos trabalhar juntos e criar algo com significado e valioso.

    Daniel Jesus

    Águeda, PT

    R. Eng. José Bastos Xavier, 16
    C.C Diana, LJ 1.07
    3750-144 Águeda
    PRT

    Dotec LLC

    Wyoming, US

    30 N Gould St Ste R
    Sheridan, WY 82801
    USA

    Dotec ÖU

    Tallinn, EE

    Sepapaja 6
    Tallinn 15551
    EST

    Agência 360º

    Planeta Terra, SS

    Dotec // engenharia de software // desde 2004

    A Dotec nasce da experiência na área do desenvolvimento de lojas online nas mais diversas plataformas: PrestaShop, Magento, OSCommerce, CreLoaded, ZenCart, OpenCart, com a necessidade comum dos clientes de uma solução stress-free que lhes permita despreocupar-se da parte técnica e focar exclusivamente na gestão dos negócios.

    Durante vários anos, desenvolvemos soluções personalizadas que permitiram aos nossos clientes expandir de forma gradual os seus negócios. Juntámos os pedidos e as personalizações individuais e criámos soluções tecnológicas que disponibilizamos de forma integrada a todos os nossos clientes.

    Especializámo-nos no desenvolvimento web, desenvolvimento geral, manutenção e integração contínua de e-commerce, gestão e design de infraestrutura personalizada e de acordo com o tamanho e necessidades de cada sistema.

    As empresas Daniel Jesus (PT), Dotec LLC (US) e Dotec ÖU (EE) foram criadas pela experiência do nosso fundador, Daniel Jesus, formado nas áreas de Cibersegurança e Engenharia de Sistemas, que contribuiu durante mais de 20 anos nas comunidades Open Source de vários projetos utilizados nos dias de hoje por milhões de pessoas e empresas. Sénior Software Engineer, Daniel de Jesus trabalhou com alguns dos mais conceituados projetos presentes na internet.  Mais informação: https://danieljesus.pt